06 junho 2019

Como tratar Lábios ressecados & rachados no frio!





Com a chegada do tempo frio começamos a sofrer com o mal de lábios ressecados. Os nossos lábios fazem  partes dos órgãos  mais sensíveis do nosso corpo. A pele dos lábios é muito mais fina e delicada do que a pele de outras partes do corpo.
Neste artigo vamos   aprender como  aliviar os lábios rachados e algumas receitas com ingredientes nutritivos que podem proporcionar alívio rápido de qualquer dor ou desconforto.


Principais causas 

Os lábios não possuem glândulas sebáceas então  não podem produzir sua própria humidade, estão diariamente  expostos  ao calor, ao sol, ao frio e vento  tornando-os propensos à secura, rachaduras, descamação, desconforto estético inflamações e em alguns casos sangramentos.

Para resolver este pequeno grande  problema é necessário ter atenção a alguns  cuidados básicos que  ajudam a evitar o ressecamento lábial tais como:
  •  falta do uso de hidratantes labiais;
  • ter higiene cuidada ( remover sempre o batom no final do dia);
  • evitar respirar muito pela boca;
  • evitar passar a língua nos lábios pois a saliva reúne enzimas digestivas, que estimulam a descamação da pele dos lábios.
Para alem dos factores naturais e climáticos acima  mencionados,  alguns factores químicos também influenciar directamente nesse fenómeno, alguns protectores labiais, batons e produtos similares contêm ingredientes que podem piorar os lábios secos. Alguns desses ingredientes incluem:
  • humectantes, como a glicerina;
  • cânfora;
  • mentol;
  • fenol.

 Medicamentos  ou suplementos  que incluem:

  • vitamina A;
  • retinóides (Retin-A, Differin);
  • lítio (comumente usado para tratar o transtorno bipolar);
  • medicamentos quimioterápicos;
  • desidratação & ( desnutrição  são condições graves que exigem atenção médica imediata).

  • Tratamento

Lábios rachados geralmente podem ser tratados em casa. Normalmente o tratamento é uma combinação de esfoliação & hidratação.  Os Lábios rachados são cobertos por uma camada de pele seca que pode impedir que os ingredientes de cura nos bálsamos labiais cheguem à área correta.

Para esfoliar suavemente essa pele seca podem ser usados esfoliantes labiais que contêm açúcar ou bicarbonato de sódio.

Ao comprar uma esfoliante labial, procure produtos que contenham ingredientes que acalmem e umedecem os lábios. Esses esfoliantes podem ser adquiridos em farmácias ou encontrados em uma variedade de opções naturais em nossas cozinhas.

  • Esfoliação

Quando seus lábios estão rachados, eles podem ficar ásperos e começar a descascar. Tirar a pele que não está completamente morta, no entanto, pode levar a sangramento e dor - por isso, tenha cuidado. Aplique um esfoliante suave como um esfoliante com o dedo. Certifique-se de seguir com um bom hidratante.Receita de Mascara esfoliante favoritas:

  • Esfoliante  de Mel - Açúcar
Misture uma colher de chá de mel com duas colheres de chá de açúcar
Massageie a mistura em seus lábios e deixe por 10 minutos ou mais.
Remova com a ajuda de uma toalha e água morna.

O açúcar é um esfoliante natural eficaz. Quando misturado com mel, torna-se uma óptima esfoliação labial hidratante.


  • Esfoliante de balsamo labial ou vaselina e escova de dentes

Aplique uma camada grossa de seu balsamo labial favorito (ou vaselina) para seus lábios
Com uma escova limpa, escove suavemente os lábios em movimentos circulares.

  • Hidratação

Use um bom  balsamo labial para evitar que os seus lábios sequem.  Opte por produtos que contenham cera de abelha ou óleo de petróleo para manter a humidade dos lábios em mais à noite antes de ir dormir. Pomadas como óleo de coco, manteiga de cacau, vaselina e até loções corporais grossas são boas opções.


  • Remédios naturais para hidratação dos lábios
Existem vários remédios naturais eficazes para os lábios rachados. Uma pessoa pode até ter alguns em sua cozinha. Para acalmar e hidratar os lábios rachados, aplique o seguinte directamente nos lábios:

Gel de Aloe vera: Este gel se forma dentro das folhas das plantas de aloe vera. Contém vitaminas, minerais, antioxidantes e anti-inflamatórios que acalmam e hidratam a pele danificada.

Óleo de coco: Feito a partir da polpa de coco, este óleo combate a inflamação e é um emoliente, o que significa que pode suavizar e suavizar a pele.

Mel: É altamente hidratante, o que faz com que seja um bom tratamento para os lábios secos. O mel também contém propriedades antioxidantes e anti-bacterianas, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de infecções em lábios extremamente secos ou rachados.

Pepino: Pode suavemente hidratar os lábios e pode conter vitaminas e minerais que podem melhorar a aparência dos lábios.

Azeite de oliva:  coloque uma chávena de azeite de oliva e mergulhe dois saquinhos de chá de erva cidreira ou capim limão, deixe tampado por três ou quatro dias e, aplique sobre os lábios  ressecados.

Chá verde: Rico em antioxidantes e minerais, o chá verde também contém polifenol, que reduzem a inflamação. Mergulhe um saco de chá verde em água morna e esfregue suavemente sobre os lábios para suavizar e remover o excesso de pele seca. Esta técnica é mais suave do que a esfoliação tradicional.

  • Beba bastante água

A desidratação é um grande culpado quando se trata de lábios rachados. As pessoas podem não notar quando estão ligeiramente desidratadas, por isso é uma boa ideia criar o hábito de beber água ao longo do dia.
A desidratação ocorre quando o corpo perde mais fluido do que recebe. Quando o corpo está desidratado, ele puxa a água de certas áreas para garantir que as células permaneçam hidratadas. Isso pode causar ressecamento na pele, inclusive nos lábios. A ingestão diária recomendada de água varia, dependendo de muitos factores, incluindo a idade, o sexo e o nível de Actividade física de uma pessoa.

  • Use um humidificador caseiro

Gastar muito tempo em ar seco pode remover a humidade da pele. Este é um problema particularmente comum no inverno. Uma boa maneira de manter o corpo bem hidratado durante tempo frio é o uso de um humidificador caseiro  para adicionar  de humidade necessária ao ar.

  • Evite fumar

A fumaça do tabaco pode irritar a pele sensível ao redor dos lábios, fazendo com que sequem e fiquem mais propensos a rachar. Fumar também pode causar outros problemas na boca, como úlceras na boca e dor nas gengivas.
As pessoas podem perceber que os lábios rachados desaparecem logo depois de pararem de fumar, quando a pele começa a cicatrizar.

Normalmente as melhorias são visíveis após os procedimentos de esfoliação e hidratação , caso  o problema  persistir, o melhor é consultar um especialista para o diagnóstico  e assim resolver o incómodo nos lábios.



19 comentários:

  1. adorei o post, no inverno minha boca fica mais ressacada e esfoliando e hidratando ja melhora bastante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  2. Muito legal as dicas, com a chegada do frio o cuidado precisa ser triplicado, o que tem me ajudado muito são os batons com hidratante.

    ResponderEliminar
  3. A minha pele como todo sofre com a mudança de clima, mas os lábios ficam especialmente ressecados. Adorei as dicas, vou adotar várias!

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas, aqui na minha cidade sofremos com os lábios rachados nesse período só que não é por causa do frio e sim porque começa o período da baixa umidade do ar e o tempo se torna bem mais seco.

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderEliminar
  5. Esse post é de utilidade pública.
    Aqui não sofri tanto assim, porque aprendi a duras penas a usar balm o tempo inteiro, mas já sofri demais com os lábios rachados.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderEliminar
  6. Meus lábios são ressecados o ano todo e eu sempre faço esfoliação com mel e açúcar e as vezes com babosa natural e adoro.Achei muito válida suas dicas pois os lábios ressecados são visualmente feio.bjss

    ResponderEliminar
  7. Nessa época do frio é bastante comum os lábios ficarem ressecados, e é nessa época que temos que cuidar mais dos nossos lábios, você trouxe boas informações de como ajudar os lábios, gostei muito das dicas, bjs.

    ResponderEliminar
  8. Adorei a abordagem do assunto, realmente nos dias frios isso é uma constante, eu que moro no sul sei bem como é ficar com os lábios ressecados e rachados ... Valeu as dicas!
    Bjs ❤️

    ResponderEliminar
  9. Muito boa as dicas! Antigamente eu sofria mais com o lábio ressecado costumava usar muito aquela manteiga de cacau que vende em farmácia. Mas agora melhorou bastante, e o bom é que com as dicas que você deu fica mais fácil de cuidar.

    ResponderEliminar
  10. amei as dicas. eu sempre esfolio pelo menos uma vez na semana e hidrato diariamente

    ResponderEliminar
  11. Eu nunca tinha pensado nisto - "Os Lábios rachados são cobertos por uma camada de pele seca que pode impedir que os ingredientes de cura nos bálsamos labiais cheguem à área correta."
    Gostei muito em saber que precisa esfoliar primeiro para depois hidratar. Parabéns pelo seu post.

    ResponderEliminar
  12. Essa é uma epoca que os labios ficam mt ressecados msm

    ResponderEliminar
  13. Belo post. Adoro essas dicas. Preciso comprar um hidratante labial

    ResponderEliminar
  14. Odeio quando acontece comigo, mas tenho usado um batom de chocolate da Avon. Ele é hidratante e é muito baratinho e ainda é cor de boca..

    ResponderEliminar
  15. eu sempre uso cacau em bastão e margarina, mas essa dicas que você citou acima não conhecia e gostei muito!!!
    Bjo!

    ResponderEliminar
  16. Os meus lábios estão rachando muito na parte de cima, mesmo eu usando hidratante labial diariamente, mas tenho mania de ficar passando a língua com saliva. Vou investir na esfoliação!

    ResponderEliminar
  17. Eu tinha esse problema. Comprei um bálsamo e amenizou quando eu saio passo ele por cima do batom. Amei as dicas

    ResponderEliminar
  18. Valeu pelas dicas, os meus estão começando a ressecar e preciso me cuidar!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...